segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Campanha em defesa de Orlando Silva e a censura na internet




Ontem (16), centenas de jovens de todo Brasil se insurgiram contra mais uma onda de calúnias e difamações propagadas pelo chamado Partido da Imprensa Golpista (PIG). A revista Veja e a TV Globo se uniram para repercutir uma série de acusações contra o Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Por trás, o olho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no comando da pasta e nos $$ que passou a administrar com a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.

Enquanto a TV dos Marinhos disparava sua artilharia, a juventude se manifestava no twitter. A campanha tomou tal proporção que durante 2h30 a tag #SouOrlandoSouBrasil ficou entre os primeiros nos Trending Topic’s, os assuntos mais comentados na rede social, no Brasil, e o quarto no mundo.

A adesão foi muito além do espontaneísmo despretencioso. Argumentos variados justificavam o porque da defesa do Ministro Orlando Silva. Historicamente ligado aos movimentos juvenis, tendo sido presidente da União Nacional dos Estudantes e da União da Juventude Socialista (UJS), a marca de compromisso com as tarefas assumidas, seriedade e honradez no cumprimento delas adquiridas em vários anos de militância fizeram com que muitos se manifestassem em sua defesa.

E não poderia ser diferente, já que o interesse de fundo com os ataques a Silva são facilmente compreensíveis a partir do olhar sobre o ganho de musculatura que a pasta liderada por ele ganhou nos últimos anos. Se em 2003 era apenas um órgão recém-criado para fortalecer as tímidas políticas públicas para a área, hoje o ministério ganhou extrema relevância para a política nacional. Principalmente com a preparação para receber os principais eventos desportivos do mundo e com a experiência de já ter realizado um Jogos Panamericanos.

Para além disso, interessante foi o fato ocorrido com vários jovens que denunciavam as ações escabrosas da grande mídia. Depois de algum tempo, várias pessoas disseram que seus perfis na rede social estavam travando. Se comprovado que isso tem ligação com a campanha, estamos diante de um fato terrível: a intervenção sobre conteúdos divulgados na rede.

Ambas as ocorrências chamam atenção para a necessidade de três pautas do movimento social: a aprovação de uma nova Lei de Imprensa, do Marco Regulatório da Comunicação e do Marco Civil da Internet!


Obs: Saudações ao vice AM-RR-RO-AC da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Maick Soares, pela força na divulgação desse blog e pelo incentivo que nos traz!

Nenhum comentário: