terça-feira, 18 de outubro de 2011

Autor de “Dinho, herói da Amazônia” colhe frutos de entrevista



A entrevista que fiz, semana passada, com o autor do livro “Dinho, o herói da Amazônia” repercutiu bastante e espero que isso tenha o ajudado a encurtar os caminhos para publicar a obra. Quando gravei a entrevista com José Barbosa (foto acima), percebi nitidamente sua apreensão com as dificuldades. Em off, comentou sobre os desafios e relatou alguns detalhes sobre representantes de editoras que recuaram. Mas, na noite dessa segunda-feira (17), recebi uma ligação e notei que as coisas melhoraram.

Mais de 22h e eu em reunião quando toca o telefone e atendo sem reconhecer a voz. Do outro lado da linha, minha dúvida logo é tirada: “Anderson Bahia, é Barbosa. Tudo bem?” Ficou melhor quando ele continuou a falar. Disse que havia recebido a ligação de um conceituado jornal de Manaus e precisava da foto do Adelino Ramos no lançamento do seu livro “Desmatamentos, grilagens e conflitos agrários no Amazonas”. O motivo é que uma repórter confirmou encontrá-lo nesta terça (18) para fazer matéria à respeito do assunto abordado na entrevista, ocasião em que apresentará a tal fotografia.

Fiquei contente. A partir da iniciativa que tivemos, nossa conversou rodou por dezenas de blog’s e sites informativos com média de acessos variados. Dos maiores aos menores, o assunto correu. E, na ligação, me surpreendi que mesmo passado alguns dias a procura continua.

Dentre tantos que reproduziram a entrevista, destaco dois em especial. A blogueira Conceição Oliveira, do blog “Maria Frô”, postou o material assim que o recebeu e ainda contextualizou alguns detalhes. Nesse mesmo horário em que digito as letras que ora são lidas, descobri que os moderadores do blog “Institucional Adelino Ramos”, criado em homenagem ao líder camponês, fizeram o mesmo.

Disponibilizo os respectivos links abaixo e continuo no apelo para que Barbosa tenha sucesso nessa empreitada e que mais pessoas possam conhecer os dilemas do homem do campo e venham se engajar para reverter esse cenário.


Blog Maria Frô:

http://mariafro.com.br/wordpress/2011/10/13/%E2%80%9Cdinho-o-heroi-da-amazonia-simbolo-da-resistencia-de-corumbiara-assassinado-este-ano-vira-livro/


Institucional Adelino Ramos

http://institutonacionaladelinoramos.blogspot.com/2011/10/simbolo-da-resistencia-de-corumbiara.html#comments

Nenhum comentário: