sábado, 23 de julho de 2011

Amazonino Mendes: De prefeito a dono de Manaus



Acompanhei hoje (23) pela manhã, a plenária de dirigentes e pré-candidatos a vereador do PCdoB-Manaus. Na ocasião, a vereadora Lúcia Antony fez uma intervenção especial alertando sobre a necessidade do partido se insurgir contra o Projeto de lei n. 121/2011. O tal projeto é de autoria do prefeito Amazonino Mendes e concede à iniciativa privada a oportunidade de gerir feiras, mercados, praças, parques e demais espaços públicos por 30 anos, podendo ser prorrogados por mais 30.

Pensando aqui com meus botões avalio o seguinte: Além de repetir a lógica privatista e a retirada do poder público da gerência sobre a coisa pública, típico do receituário implementado com força na década de 1990, isso dá condições do negão sair da condição de prefeito e passar a dono de Manaus.

Dono? É isso mesmo. E não é nenhum exagero chegar essa conclusão. Afinal de contas, uma vez aprovado esse projeto entrega na bandeja de grupos empresariais a oportunidade de comandar espaços por onde passamos, convivemos e interagimos com tantos outros. E quem duvida de que essas empresas não podem estarem ligadas ao próprio prefeito?

Contemplando o triste (e feliz para nós) fim de sua carreira política, talvez Amazonino esteja construindo a forma de permanecer no comando da cidade e garantir o troquinho excedente no bolso!

Nenhum comentário: