quarta-feira, 6 de julho de 2011

O interesse de quem “combate à corrupção” no Amazonas

“Defenda seus interesses”. Ouvi essa frase de um amigo outro dia, quando estávamos sentados com outros dividindo uma pizza, e perguntei se alguém queria um determinado pedaço. A demissão de Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes e o silêncio do Fórum de Combate à Corrupção me fizeram lembrar, com outro viés, desse dia de recreação com amigos.

O Fórum foi criado com um indicativo claro de disparar contra o governo estadual. Por isso, além de Praciano e José Ricardo, envolveu outros membros da oposição e movimentos sociais ligados a eles. Pela nobreza do título dado ao movimento, pressionam outros atores a fazerem parte e até criticam os que ainda não aderiram.

Mas o não posicionamento do tal fórum sobre o principal caso de corrupção lançado do Amazonas para o Brasil, o caso Alfredo Nascimento, levanta várias reflexões. Os protagonistas do movimento estão interessados em moralizar a política ou estão somente defendendo seus interesses em mostrar a corrupção dos outros?

A pergunta não é exagerada se lembrarmos que os principais articuladores do Fórum estiveram na campanha eleitoral de Alfredo em 2010 e subiram várias vezes em seu palanque. O que será dele a partir daqui. Continuará fazendo o papel de julgar as movimentações do governo, desconsiderando inclusive os órgãos oficiais que já fazem isso, ou vão combater a corrupção de fato?

Nenhum comentário: