sábado, 23 de julho de 2011

52 Congresso da UNE e a luta transformadora da juventude!



Há uma semana, iniciava, na cidade de Goiânia, a plenária final do 52 Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). Cerca de 10 mil estudantes universitários de todos os estados do país iniciavam a disputa pela aprovação das propostas saídas dos debates iniciados dois dias antes. Muito debate, animação, diversidade, politização e energia!

O congresso da UNE é, desde muitos anos, o principal espaço de discussão do movimento social brasileiro. Desde 2007, essa característica tem se acentuado e milhares de estudantes passaram a construir esse evento. Muito foi falado ali dos números q comprovam isso. Mais de 1,5 milhão de estudantes participaram da eleição de seus delegados, 97% das instituições de ensino superior mobilizadas, mais de 30 correntes de opinião disputando as decisões no congresso, além do recorte diverso representado pelos estudantes q estavam ali: evangélicos, homossexuais, negros, indígenas, mulheres, nortistas, nordestinos, etc.

A magnitude dessa atividade que a UNE realiza a cada dois anos é a maior prova do quão inverosímil é o pensamento único, que prega por todo canto a apatia absoluta da juventude contemporânea. Além de um congresso tão grande quanto politizado, a UNE é responsável por mobilizar milhares de estudantes em todo país durante suas jornadas de lutas.

Por trás de sua bandeira, líderes estudantis têm promovido inúmeras passeatas, manifestações, atos públicos para tratar desde a questão do transporte coletivo em várias cidades até a luta por mais investimentos em educação. A exigência de investimentos equivalentes a 10% do PIB para esse setor é a pauta que a UNE tenta emplacar durante a revisão do Plano Nacional de Educação (PNE) no momento.

O congresso desse ano teve, também, a comprovação da marca do acerto e da eficiência da UNE na década passada. Os grupos que passaram todos esses anos questionando o posicionamento da entidade sobre a pauta educacional então em curso no país deram o braço a torcer. Os que bateram tanto em REUNI e PROUNI tiveram que ir para dentro das universidades disputar eleição de delegados mentindo sobre si próprio. Esse ano se disseram a favor desses programas e, no máximo, se omitiam sobre o assunto.

Os que gritavam “Ou pára essa reforma ou paramos o Brasil”, sobre a reforma universitária, não conseguiram nem parar o país nem mudanças no ensino superior, que hoje eles mesmo reconhecem como avanço.

Mas apesar disso, felizes foram os delegados no congresso desse ano. Reconheceram os avanços, mas foram cirúrgicos na crítica ao afirmarem que isso é insuficiente para o país. E estão certos. A educação ainda não é prioridade na agenda que tem sido implementada pelos governantes até aqui. E é necessário muita luta para reverter esse quadro.

Viva a UNE, viva a luta dos estudantes brasileiros e boa sorte a nova direção, que tem desafios gigantescos pela frente!


P.S: Um abraço especial aos meus companheiros amazonenses Renan Alencar e Maria das Neves, que farão parte da direção executiva da gestão 2011-2013!

Nenhum comentário: