quinta-feira, 22 de março de 2012

Lei Geral da Copa: a oportunidade de construir uma Copa popular




A repercussão do adiamento da votação da Lei Geral da Copa tem reduzido a construção grandiosa que o movimento estudantil nacional, alguns parlamentares e o ministro dos Esportes Aldo Rebelo realizaram até aqui. Focado apenas no quesito “liberação do consumo de bebidas alcoólicas” nos estádios de futebol, que supostamente teria jogado a votação para frente, o tedioso Partido da Imprensa Golpista (PIG) ignora os “pormaiores” do que a tal Lei representa para o Brasil e para a realização da Copa do Mundo ao longo da história.

Firmes na cruzada de promover um agendamento que reduz toda e qualquer iniciativa política à mediocridade, o PIG faz uma cobertura que impede o povo de visualizar que estamos em vias de construir a Copa mais popular de toda história. Três fatores, dentre outros, apontam para esse sentido: cota de ingressos para deficientes, iniciativa do deputado federal e craque de 1994 Romário, a meia-entrada para estudantes, pautada com o vigor militante da UNE e da UBES, e a participação de indígenas, apresentado pelo ministro Aldo Rebelo.

As empreitadas acima citadas também vão na contra-mão do que costuma fazer a FIFA. A organização é conhecida por interferir na legislação dos países-sede com o objetivo de resguardar o interesse milionário de grandes marcas do esporte. Fincar os pés de maneira confortável das multinacionais desportivas no solo desses países é também a maneira que a cúpula da entidade mundial do futebol encontra para enriquecer com facilidade. A CPI do futebol em 2001 comprovou que o presidente da CBF Ricardo Teixeira e o então presidente da FIFA João Havelange utilizaram offshores em paraísos fiscais para lavar milhares de dólares que “milagrosamente” chegavam em suas contas.

Aliás, os principais motivos para que a votação ainda não tenha ocorrido são justamente os choques oriundos entre o liberalismo da FIFA e a tentativa de garantir o interesse público e popular da Copa no Brasil. Muito diferente do que o PIG tem disseminado esses dias.

A cerveja, nesse caso, no máximo deve servir para brindar a conquista de mais uma vitória do povo. E isso para os que gostam de comemorar dessa forma!

Nenhum comentário: