segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Holanda que come pedra sabe o portal que tem

Extraído do blog Identidade Bentes

Quem acompanha o blog “O Caso Bianca Abinader” e as redes sociais na Internet sabe que o ex-deputado Ronaldo Tiradentes, dono da Tiradentes FM e retransmissora da CBN em Manaus, criou, há quase dois anos, a maior farsa midiática de que se tem notícia na História das comunicações do Amazonas. Para quem não conhece, recomendo fortemente visitar o blog com um saco de vômito nas mãos, apenas por prevenção. Resumidamente, trata-se da perseguição doentia da CBN Manaus contra a médica Bianca Abinader, uma das líderes do movimento cidadão “Manaus de Olho”. Para conhecer todo o calvário da médica, leia a série “Primavera de Manaus”, veiculada pelo jornalista Luis Nassif.

Também é conhecido o fato de que Ronaldo, após uma série de acusações sem provas, ofensas e toda a sorte de leviandades sem qualquer direito de resposta – tanto no blog que mantém sob a marca CBN quanto nos microfones da rádio – acabou, finalmente, levando um puxão de orelha da própria Mariza Tavares, diretora da própria CBN. Tudo porque a perseguição – e não jornalismo – ficou clara até para os leitores mais acríticos da rede mundial de computadores. Para tentar disfarçar o indisfarçável, Ronaldo passou a recorrer a outras fontes de credibilidade tão dúbia quanto a dele para dar coro às suas “denúncias”. E não poderia ser outro, além do blogueiro Raimundo Holanda.

Em não raras ocasiões, Holanda abriu espaço para Ronaldo fazer as mesmas acusações, leviandades e mentiras que já foram, por várias vezes, desmentidas por documentos – material que pode ser visualizado no blog “O Caso Bianca”. Na agressão mais recente, Tiradentes envolveu até o ex-prefeito, dizendo que a médica passara em concurso fraudado para trabalhar na Prefeitura de Manaus. O que é de se estranhar – ou não, tendo em vista o perfil “profissional” dos dois, Tiradentes e Holanda – é que, num passado não muito distante, as mesmas figuras que hoje batem bola com a mentira batiam bola um contra a cara do outro.

Em uma postagem do dia 29 de maio de 2008, Holanda denunciava que Tiradentes havia pedido a sua prisão após o blogueiro denunciar, na polícia, que o ex-deputado o ameaçara de morte. Tiradentes negou e argumentava que a prisão de Holanda se fazia necessária pelo grau de “periculosidade”, e que jamais o havia citado na rádio ou o ameaçado. Em sua defesa, o ex-deputado dizia que se manifestou na rádio contra blogs que atacavam a “honra” de “personalidades do Estado”. Holanda, por sua vez, levou à polícia duas testemunhas, sendo uma amiga de Ronaldo, que admitiu que o ex-deputado disse, antes do programa, que falaria sobre Holanda. De acordo com a tal testemunha, Ronaldo também admitiu que ligou para o blogueiro para ameaçá-lo.

A informação não é minha, mas estava publicada no próprio “Portal do Holanda” até ontem (dia 21 de novembro). Coincidentemente, ela acabou “sumindo” do site após ser lançada nas redes sociais. De acordo com a própria “notícia”:


“‘…seja requerida à autoridade competente a PRISÃO PREVENTIVA do Representado (Raimundo Holanda) tendo em vista o altíssimo grau de periculosidade do mesmo, acrescido pelo fato de que sua liberdade representa a manutenção desenfreada de ataques a honra de autoridades estaduais’. Assina: Ronaldo Lázaro Tiradentes.

O radialista Ronaldo Tiradentes representou contra o jornalista Raimundo Holanda, depois que este fez uma denúncia de ameaça de morte no 3° Distrito Policial. Ronaldo diz que a denúncia é caluniosa e negou que durante o programa veiculado na CBN, segunda-feira, tenha atacado o editor do BlogdoHolanda, mas blogueiros que, ‘segundo ele, se ocupam de blogs na internet, seja pessoalmente ou através de leitores anônimos, para denegrir de forma generalizada a honra de destacadas personalidades do nosso Estado’.

Para sua surpresa, diz o radialista, Raimundo Holanda vestiu a carapuça. No seu depoimento no Distrito Policial, ontem, Holanda invocou duas testemunhas, uma das quais amiga de Ronaldo, para quem o radialista, antes do programa de rádio na CBN, disse que falaria do editor do Blogdoholanda. Também a esse mesmo amigo, Ronaldo admitiu que ligou para o proprietário do Blog, que havia ameaçado de morte horas antes. O radialista, que também é advogado, pede a prisão preventiva do jornalista, que considera ‘perigoso’.

O Blog divulga a representação de Ronaldo Tiradentes, por se tratar de documento oficial e não poderia privar seus leitores do notável saber jurídico de um dos mais ilustres advogados do Amazonas.”

Esta não é a única ocorrência de desentendimentos dos agora amigos inseparáveis Raimundo Holanda e Ronaldo Tiradentes. O intrépido tuiteiro Silvio S. Silva tratou de enviar, a estA Identidade Bentes, duas outras pérolas de Holanda sobre Tiradentes – também publicada no mesmo “Portal do Holanda”. Trata-se, portanto, de um caso de amor antigo que, entre tapas e beijos, sempre acaba na cama da causa comum – no caso, a difamação da médica Bianca Abinader em prol do bem estar do chefe, a Prefeitura de Manaus.

Nenhum comentário: