terça-feira, 15 de março de 2011

Dos Fantasmas ao Tacacá - Uma visão sobre o largo!


Queridos,

reproduzo realese sobre lançamento do livro de Antonio Carlos Junior, colega de turma da UFAM que não tem encontrado limites para a criatividade e novas iniciativas. É dessa juventude que falo...

Compareçam!

Homem que tem contato com mortos, historiador que vende tacacá, português que vende sanduíches de pernil... Estes são personagens aparentemente inusitados, mas presentes de um local tão marcante em Manaus: o Largo de São Sebastião. Eles estão presentes no livro “Dos fantasmas ao tacacá – uma visão sobre o Largo”, do ator, jornalista e roteirista Antonio Carlos Junior. O livro foi um dos contemplados do edital 2009 do Programa de Incentivo à Cultura, PAIC – realizada pela MANAUSCULT. O lançamento acontece no dia 18 de Março, na livraria Saraiva do Manauara Shopping, às 19:30h.

Segundo o autor, a idealização da obra começou 3 anos atrás.” A ideia do livro teve base quando fui selecionado pelo concurso Rumos Itaú Cultural, na categoria jornalismo cultural, em 2007. No ano seguinte passei 8 meses estudando jornalismo cultural com uma bolsa dada por eles. No final os 17 selecionados produziram uma reportagem de seu estado. Desse material resultou na minha monografia na faculdade e em seguida o livro”, argumenta Antonio.

“Dos fantasmas ao tacacá” é um livro-reportagem onde mostra, do ponto de vista de pessoas que vivem ou são identificadas com o Largo, um perfil cultural diferente. Visando o peculiar a obra faz diferentes visões sobre alguns pontos do local. O Teatro Amazonas se apresenta como um espaço não só como um resultado de Belle Epoque e o ciclo da borracha, mas a casa onde mitos e lendas de fantasmas contam estórias ( ou histórias!!) que se tornam vivos a partir da memória de Joaquim Caldas e Raimundo Nonato, representantes deste legado paranormal. A Praça de São Sebastião mantém este traço de passado/presente pelos historiadores Joaquim Melo e Otoni Mesquita. A história de vidas deles se mistura com a própria praça. A irreverência, a alegria e a descontração ficam por conta do boteco mais conhecido da cidade, “O bar do Armando”. De cerveja e carnaval, o português leva a vida na cadência e sanduiches de pernil, sua especialidade. Aliados a isto, personagens comuns que se tornam incomuns pela observação, como o caso do “homem da bengala”.

O livro segue uma linguagem rápida, dinâmica, concisa. Todas as entrevistas estão compostas em 80 páginas. Para o autor, segue uma nova tendência de mercado. “Vivemos numa época de internet, onde o modo de leitura se modificou. O livro segue esse novo pensamento onde a informação relevante se encaixa num ritmo de leitura mais flexível, agradável e rápida. Quem ler vai perceber bons casos sem tomar muito tempo”, relata Antonio.

Como material extra a obra dispõe dos relatos do jornalista José Castelo e Babi Borghese, que conduziram o autor durante os meses de estudo no Itaú Cultural, a reportagem “Silvino Santos – o pioneiro esquecido”, a qual foi selecionada no concurso e um acervo iconográfico do Largo com fotos do designer e fotografo Janssem Cardoso. Outros pontos de venda são nas livrarias Valer, Nacional e banca do Largo, ao preço de R$ 20,00 reais.

Jornalismo, televisão e cultura em família


Além do livro, Antonio lança outro projeto, este para televisão. “Start” é um programa de jogos eletrônicos que foca na relação do gênero com a cultura pop. Com previsão de estreia para Abril, no canal NET 21, tem como pretensão atingir jovens e adultos fãs de games. “No Start tem clipes, música, filmes de curta duração, além de análises de jogos e trailers. Mesmo quem não gosta de videogame vai querer assistir”, afirma o autor. E pra encerrar o evento a cantora Elisa Maia canta na sessão de autógrafo. A ex-vocalista da banda jhonny Jack mesclado vai mostrar um repertório com muito soul e MPB. Antonio e Elisa são primos. A proposta de unir música ao lançamento partiu da própria Elisa. “Conversamos no natal e a Elisa me passou a ideia de cantar. Achei a proposta muito lrgal! Ela tem um repertório e uma voz que casam perfeitamente com o que penso do evento. Vai ser algo bem artístico e em família”, explica Antonio.

Nenhum comentário: