sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Blogueiros reúnem-se em encontro mundial



Mais de 500 internautas ativistas de 16 estados do Brasil e de vários países do mundo participam do I Encontro Mundial de Blogueiros, que ocorre até amanhã (29) em Foz do Iguaçu. Os painéis acontecem no cineteatro Barrageiros, situado na área onde está a usina binacional de Itaipu. Além dos blogueiros, estudantes da UNILA acompanham a atividade cuja programação traz nomes como Luis Nassif, Kristinn Hrafnsson, porta voz do Wikileaks, Pepe Escobar, Ignacio Ramonet e muitos outros.

O debate sobre a democratização dos meios de comunicação e os problemas decorrentes da concentração dos meios de difusão de notícias nas mãos de poucos grupos empresariais são as principais pautas em discussão. Além disso, a preocupação com os ataques à liberdade de expressão também é bastante mencionado pelos organizadores, participantes e palestrantes.

O público presente traz algumas peculiaridades. O encontro reúne a maior quantidade de notebooks, Ipad’s, tablets, Iphones e smartphones já vistos numa atividade do movimento social. São tantos aparelhos que há um “engarrafamento” em torno das tomadas espalhadas pelo cineteatro, muito procuradas para abastecer as respectivas baterias.

Mas não é só com as tecnologias que os participantes são afinados. O debate político sobre a comunicação e o papel dos blog’s na ampliação e na diversificação das fontes de notícias são discutidos com profundidade.

Até o final do encontro, representantes da Al Jazeera e blogueiros de Cuba, Egito e Índia falarão sobre suas experiências.

Nenhum comentário: