quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que será feito com as mansões dos bacanas que moram ilegalmente no Tarumã ?



A capa do A Critica de domingo deve ter instigado a policia, o judiciário e a elite baré. A manchete sobre a ocupação ilegal de terras em Área de Preservação Permanente (APP) no Taruma fez com que muitos questionassem qual será a atitude a ser tomada a partir de então, já que dessa vez os invasores não são os mesmos que foram expulsos a pouco tempo da região por levantar seus barracos, mas sim os bacanas que escolheram o local para construir suas mansões.

Em meados de junho, centenas de pessoas que alimentam o déficit habitacional do estado saíram do lugar que eles já tinham denominado “Comunidade Jose Alencar” num acordo após terem passado dias resistindo a ação policial. E agora, o que vai ser feito exatamente? As mansões estao há anos localizadas em área que se encontram na mesma condição jurídica!

Para além do posicionamento do Estado, questiona-se também a posição da própria imprensa. Lembro que durante a breve existência da comunidade que levou o nome do ex-vice-presidente houve um renomado jornalista que chegou a escrever severamente em seu blog que aquilo era coisa de bandido sim. E qual adjetivo pode ser empregado nessa “nova” situação? Há diferença inclusive sobre a cobertura dessa para aquela. Meses atrás uma serie de reportagens repercutiu os fatos até a saída dos sem tetos, enquanto nessa semana percebemos que a capa de domingo foi uma iniciativa isolada. Não sei se para contribuir com o esquecimento da massa...

Questionamentos a parte, fica claro que a acidez midiática e do aparato repressor do Estado se tornam mais ágeis quanto mais desassistidos são os ilegais.

Nenhum comentário: