quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grupo de teatro encena releitura sobre a Ditadura Militar


AI-5, movimento Hippie, clandestinidade, repressão… O ano de 1973 já sinalizava um período crítico e ao mesmo tempo criativo no Brasil. Viviana é uma filha de militar que começa a se relacionar com amigos militantes de esquerda de Leninha, sua melhor amiga. A partir de então há uma transformação de pensamento e atitudes de todos.

É nesse momento do país que a peça “Ainda ontem”, encenada pelo Grupo de Teatro Ação em Cena, apresenta no dia 14 de Junho, no prédio de História da UNINORTE, localizado na rua Frei Lourenço,33, centro, próximo da praça do congresso.

A peça, que será uma das atrações da semana de história da universidade, começa às 19h, com entrada gratuita. A diretora do espetáculo, Taniouska Souza, ressalta a importância de se tratar sobre o assunto: “Ainda existe muito a se falar a respeito de ditadura. O objetivo não é apenas mostrar os fatos que ocorreram nesse período, mas trazer à plateia um pensamento crítico sobre o tema. Os personagens tem ao mesmo tempo uma função artística e didática.”, explica Taniouska.

A pesquisa vai além do questionamento histórico. A música está presente em algumas cenas com uma lista de nomes como Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Guilherme Arantes. O figurino, com assinatura de Dione Maciel e Denise Vasconcelos, é outro ponto de destaque.

O espetáculo participou do 6º. Festival de Teatro da Amazônia, realizado em Outubro de 2009. Ao todo foram 6 indicações: melhor figurino, texto,sonosplatia e duas indicações para ator coadjuvante ( Antonio Carlos Junior e Diego Bauer). Além disso recebeu menção honrosa pelo texto e o prêmio de melhor ator coadjuvante para Antonio Carlos Junior.

O grupo retorna em temporada nesse ano e pretende circular por espaços alternativos. Além do elenco renovado a iniciativa pretende apresentações em espaços alternativos e debates sobre o tema. “Ainda Ontem sempre teve como público-alvo estudantes, universitários e público em geral. Pretendemos trabalhar em locais diferentes dos tradicionais palcos da cidade. Queremos ir onde esse público se encontra.” Afirma Taniouska.


Sobre o grupo Ação em Cena


O grupo de Teatro Ação em Cena foi criado há 10 anos e já encenou nos palcos de Manaus clássicos do teatro mundial como os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, e Muito Barulho por nada, De William Shakespeare. Das produções próprias já produziu Pássaro canto cativeiro, com a participação do cantor Pereira, Carmen cabocla, adaptação do musical de Prosper Merimé e Ainda Ontem, de autoria de Taniouska Souza, diretora do Grupo.

Nenhum comentário: