terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
UJS-AM convoca X Congresso Estadual após curso de formação
Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, a União da Juventude Socialista (UJS) no Amazonas realizou seu curso básico de formação política e a plenária estadual da organização, que teve a finalidade de convocar o X Congresso Estadual dos jovens socialistas e aprovar ajustes na direção. Cerca de 100 jovens compareceram na chácara Graça e Paz, na Vivenda do Pontal, para participar da atividade, prestigiada ainda pelo secretário nacional de juventude do PCdoB, Julio Velozo, pela secretária nacional de organização da UJS, Monique Lemos, pela secretária de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Alessandra Campelo, pela vereadora Lúcia Antony (PCdoB) dentre outros.
A qualidade dos expositores das aulas elevou o objetivo dos organizadores de ministrar conceitos básicos de marxismo, socialismo e Brasil. Os dirigentes do PCdoB-AM, Antonio Levino e Aldemir Caetano abriram a programação com o tema “Os desafios do novo Brasil”, oportunidade na qual destacaram quais serão os desafios da geração que os assistia. A aula “A luta pelo socialismo no século XXI” foi ministrada por Júlio Velozo, seguido pelo secretário municipal de juventude do PCdoB, Cleber Ferreira, que abordou a “Filosofia Marxista”.
Incrementado pela curiosidade dos participantes, cada uma das aulas foram enriquecidas com os questionamentos dos “militantes-alunos”. O público composto por ativistas dos movimentos estudantis universitário e secundarista, LGBT, jovens mulheres e democratização da mídia de Manaus, Coari, Itacoatiara, Manacapuru e Rio Preto da Eva esgarçaram cada um dos temas abordados com bastante embasamento.
Emoção e ousadia marcam plenária estadual
Realizada para convocar o X Congresso Estadual da UJS e aprovar ajustes na direção executiva estadual, a plenária, ocorrida no domingo (26), teve como principal ingrediente a emoção pela despedida de Bruno Correa, que presidiu a UJS no Amazonas durante cinco anos e seis meses e se tornou a maior referência para a atual geração de militantes.
Sob lágrimas, suas e de muitos que o ouviam, Bruno resgatou o início de sua militância e apontou o crescimento da UJS desde então. “Nas primeiras manifestações que participei, comemorávamos o fato de reunir cinco escolas. E quando lembro as últimas que construímos, com 10 e 20 mil pessoas, vejo o quanto avançamos”, destacou, sem esquecer de cada uma das pessoas que o acompanharam ao longo dessa trajetória.
Com a saída de Correa, os militantes aprovaram o ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, como o novo presidente estadual da UJS. A data do congresso ficou marcada para 18 e 19 de maio e até lá cada um militante se esforçará para dobrar a meta apresentada pela direção nacional: 5 mil filiados no estado.
O novo presidente dedicou o desafio ao seu antecessor. “Bruno, a melhor maneira de o homenagearmos é construir uma UJS ainda mais forte do que a você nos entrega. E sabemos que isso não é fácil, já que, dentre outros grandes feitos que conseguimos com a sua condução, hoje dirigimos todas as entidades gerais do movimento estudantil”, afirmou Yann.
A direção municipal de Manaus também sofreu alterações. A presidente da UMES, Priscila Duarte, passa a presidir a UJS na capital e terá como desafio construir o congresso da organização na cidade no dia 5 de maio.
De Manaus,
Anderson Bahia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário